13 agosto, 2011

Parentesco corporal e o parentesco espiritual

Tema: Parentesco corporal e o parentesco espiritual

Objetivo: Entender o parentesco familiar
Faixa etária: Mocidade
Material necessário: caixa com as frases em tiras, para a brincadeira Batata Quente.


1º Momento:

Explicar segundo o Evangelho Segundo o Espiritismo o parentesco familiar.


2º Momento:
Brincar de Bata Quente. Colocar os jovens sentados em roda, pedir que passem a caixa e quando parar a música retirem uma frase e expliquem o significado.

  • Os verdadeiros laços de família não são os da consanguinidade e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais unem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. 
  • Dois seres nascidos de pais deferentes podem ser mais irmãos do que aqueles que são consanguíneos.
  • Não é pelos laços de sangue que se criam elos entre os espíritos. O corpo é procedente do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, uma vez que o Espírito já existia antes da formação do corpo
  • Os verdadeiros laços de família não são os da consanguinidade e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais unem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. 
  • Dois seres nascidos de pais deferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consanguíneos podem se repelir, conforme podemos observar claramente todos os dias. 
  • Sendo assim, há duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma. As segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. 

Estudo elaborado a partir do item A parentela corporal e a parentela espiritual, cap. XIV, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, editado pela Federação Espírita Brasileira – FEB http://www.febnet.org.br/

Adaptado: Equipe Consciesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário