01 junho, 2011

Supérfluo e o Necessário

Tema: Supérfluo e o Necessário 

Objetivo: Objetivo: Explicar a importância de valorizarmos o que realmente é necessário em nossas vidas, como as aquisições morais que adquirimos durante nossa encarnação. 
Faixa etária: 11 a 12 anos.


1ª Momento: Enfileirados
Os jovens formarão duas fileiras (um sentado atrás do outro), uma fileira estará representando o necessário e a outra o supérfulo. Em seguida, o facilitador entregará o papel para o primeiro de cada fileira e pedirá que escreva o que ele considera necessário ou supérfluo (dependendo da fileira em que ele estiver representado). Essa atividade será cronometrada e ao apito do facilitador o jovem passará a folha para o colega atrás para que faça o mesmo até que chegue no último de cada fileira. Essa atividade demonstrará o que cada um pensa a respeito do necessário e do supérfluo. Com esse material descrito será realizado um debate enfocando a visão Espírita.

2ª Momento: Jogo da Sorte
No painel haverá 20 frases escondidas, os grupos ainda divididos em necessário e o outro em supérfluo, terão que escolher um número de 01 a 20 e em seguida, será lido o que está descrito no papel, se estiver descrito uma frase que simbolize o necessário e se o grupo pertencer ao necessário ganhará o ponto, caso contrário o ponto passará para o outro grupo. Essa atividade terá o objetivo de enfatizar o que é necessário e o é supérfluo em nossas vidas.

3ª Momento: Frases
Cada grupo irá descrever numa frase o que entendeu sobre o necessário ou o supérfluo. O grupo que representou o necessário irá descrever o que entendeu do supérfluo e o grupo do supérfluo descreverá o que entendeu sobre o necessário. Dessa forma será avaliado se todos entenderam o que é “Supérfluo e o Necessário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário