15 junho, 2011

Presentear ou punir

Aconteceu um fato muito interessante na nossa mocidade.

Sempre nos preocupamos em "dar conta" deste ou daquele jovem que está com comportamento inadequado, roupas não condizentes com uma instituição religiosa, esta ou aquela música ouvida antes da mocidade nos pátios do centro.

Nas nossas reuniões focamos e gastamos muito tempo discutindo quais as novas didáticas e estratégias para melhorar o comportamento e o interesse dos jovens, aulas mais dinâmicas, mais conteúdo doutrinário...

Resolvemos anotar os nomes dos jovens que sobem para o salão no horário marcado para a prece. Alguns ficam no patio e só sobem para sala para o inicio da aula.

Fizemos isso e resolvemos presentear os jovens mais pontuais e com melhor comportamento.

Quando anunciei na sala que tais jovens ganhariam um "presente" por serem pontuais um dos jovens foi logo dizendo. "Eles não fazem mais que a obrigação, chegando no horário, vocês deveriam punir os atrasados!"

Então falamos que tínhamos duas escolhas: presentear os pontuais ou punir os atrasados. E que nós preferimos presentear os pontuais. Mas se ele se esforçar mês que vem também irá ser presenteado.

Fomos aos shopping com 4 jovens, lanchamos e conversamos muito.. Foi ótimo!!

Acho que recebi uma grande lição com a fala do jovem. "Punir os atrasados" é assim que eles estão acostumados a serem estimulados!! Vamos mudar isso já!!

Como diz a propaganda da Coca-Cola, os bons são maioria!!

BJinhos
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário