01 junho, 2011

Importância da família

Tema: Importância da família 

Objetivos da aula: levar os evangelizandos a reconhecerem a importância da família em nossas vidas. Que nossos familiares erram e acertam, e merecem nosso carinho, nosso perdão e a nossa gratidão. Que nossos pais biológicos, adotivos ou as pessoas responsáveis por nós são os responsáveis pela nossa educação, nos amam e querem o melhor para nós, ensinando-nos, dentro do seu grau evolutivo e suas limitações, o que é certo. A aula visa despertar nos jovens a compreensão de que é no lar, junto do grupo familiar, que encontramos a ajuda que necessitamos para nosso crescimento espiritual. 

Obs.: caso o tempo determinado para a aula não seja suficiente para realizar a aula completa, ela pode ser adaptada pelo evangelizador, ou dividida em duas aulas. 

Faixa etária: 11 a 12 anos.

1º Momento:
Dinâmica “Cada coisa a seu Tempo”: dividir a sala em dois grupos e entregar para cada grupo um pote de vidro vazio, 03 bolas de golfe ou de tênis (ou outras similares que tenham peso), algumas bolas de gude, uma porção de areia e um copo de água. Pedir que cada grupo coloque TODOS os componentes dentro do pote de vidro, da maneira que achar melhor, deixando de fora, apenas o copo de água para o momento que o evangelizador solicitar. Aguardar os resultados sem influenciar.

Obs.: se a turma for grande e não houver material suficiente para cada evangelizando fazer sua experiência, o evangelizador poderá fazer a dinâmica convidando um ou dois evangelizandos para lhe auxiliarem.

2º Momento: caso não tenham conseguido colocar todos os componentes dentro do vidro, fazer a demonstração do modo certo: pegar as 03 bolas de golfe ou similar e colocar primeiramente dentro do pote de vidro e perguntar se o pote de vidro está cheio. Em seguida, o evangelizador deverá colocar as bolas de gude e estas encherão todos os espaços vazios entre as bolas de golfe. O evangelizador deve perguntar se o vidro está cheio e aguardar respostas. Na seqüência, pegar a porção de areia e colocar dentro do vidro. A areia preencherá os espaços vazios que ainda restam. Perguntar novamente aos alunos se o pote agora está cheio e aguardar as respostas.

3º Momento: explicar o significado da dinâmica.

* O pote de vidro representa nossas vidas.

* As bolas de golfe são os elementos mais importantes, como DEUS, A FAMÍLIA E OS AMIGOS. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade.

* As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa, o carro, a escola.

* A areia representa todos as pequenas coisas, como os brinquedos, as roupas de marcas, o computador.

Se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe e para as de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.

Lembrar que devem prestar atenção nas coisas que são importantes para felicidade. Brincar com os irmãos, sair para se divertir com a família e com os amigos, dedicar um pouco de tempo a vocês mesmos, buscar a Deus e crer nEle. Vocês estão fazendo isso participando das aulas de evangelização.

Também é importante buscar o conhecimento, estudar, praticar esportes. Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas é essencial se ocupar das bolas maiores em primeiro lugar, o resto é apenas areia.

Quarto momento: o evangelizador deverá perguntar se ainda cabe alguma coisa dentro do vidro, aguardando as respostas. Em seguida, deverá pedir então que os evangelizandos peguem o copo de água e o derramem dentro do pote de vidro. Perguntar se agora o pote de vidro está totalmente cheio e aguardar as respostas.

Perguntar então: O que representa a água? A água serve apenas para demonstrar que, por mais ocupada que esteja nossa vida, sempre que aparecer alguma coisa que nós achamos realmente importante, encontraremos tempo para realizá-la.

Obs.: só encontramos tempo para as coisas que damos prioridade, ou seja, para aquilo que achamos importante.

Quinto momento: pedir para que cada evangelizando exponha o seu ponto de vista e dizer o que aprendeu com a dinâmica. Este é um momento muito importante porque os jovens gostam de serem escutados, além do mais, podem apresentar opiniões equivocadas que podem ser corrigidas pelo evangelizador, em um diálogo esclarecedor.

4º Momento: Sugestão de dinâmica: utilizando-se de frases da apostila FERGS (ver abaixo), Módulo III, encontro XIII, anexo I, sugerimos a seguinte atividade:

1º) Recortar cada questão em tirinhas uniformes, logo após, cortar cada tirinha em duas ou três partes;

2º) Distribuir a cada evangelizando, de forma aleatória, um fragmento destas tirinhas. O mesmo deverá encontrar aquele(s) que complemente(m) a sua tirinha, formando a frase. Cada dupla ou grupo assim formado deve discutir se a assertiva formada é "verdadeira" ou "falsa".

3º) Após todas as questões serem respondidas por todos, ser-lhe-ão entregues o material de apoio do livro "Adolescência e Vida" de Divaldo P. Franco, cap. IV. Com base na leitura que farão desse material, avaliarão e compreenderão melhor as suas respostas e discutirão a finalidade do jovem estar em um grupo familiar.

Obs.: na hora, eu escrevi as frases e escondi pela sala. Dobrei os papéis e todos estavam numerados (para eu saber se acharam todas as frases). Eles tiveram de buscar as frases na sala.


TOCAR A MÚSICA – FAMÍLIA – DO TITÃS



Família - Titãs
Composição : Arnaldo Antunes / Toni Bellotto

Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...

Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...

Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...

Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...

Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...

Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...

Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...

A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!..

Conclusão: dar-se-á por concluído o trabalho quando os jovens compreenderem que não são apenas os laços consangüíneos que ligam os espíritos, mas também os espirituais, e que cabe ao jovem contribuir para uma harmoniosa relação no grupo familiar no qual está incluído

NOTA: Foi feita uma montagem com alguns capítulos do material de apoio (livro Adolescência e Vida - Divaldo P. Franco) para melhor compreensão dos jovens.

Frases:

1 - Todas as famílias são iguais.
2 - As famílias se formam por acaso.
3 - As famílias se formam apenas com espíritos simpáticos uns aos outros.
4 - Todos nós podemos escolher nossas famílias antes de reencarnar.
5 - As famílias são planejadas no mundo espiritual.
6 - Os laços de sangue é que unem os espíritos.
7 - Os verdadeiros laços filiais não começam com o nascimento, nem são destruídos com a morte.
8 - O lar é o primeiro núcleo onde devemos exercer a fraternidade.
9 - Todas as famílias são formadas por laços espirituais.
10 - Existem famílias ligadas apenas por laços corporais.

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