01 junho, 2011

Formação do bom cristão e a responsabilidade moral

Tema: Formação do bom cristão e a responsabilidade moral 

Faixa etária: 11 a 12 anos
Material necessário: folha oficio, lápis, desenho de Francisco de Assis grande


1º momento: Dinâmica “eu sou alguém”

Material: folha oficio e lápis.
Pedimos que os jovens listem na folha 10 características próprias(boas e ruins).

Dar tempo - depois pedimos que dobrem a folha ao meio e dividam de um lado as virtudes e do outro os defeitos. A partir disso, começamos uma discussão sobre qual lado pesa mais na vida deles. E então, através deste ponto de reflexão, questionamos e explicamos sobre a formação do bom cristão.

Dividiremos junto com eles, no quadro, as virtudes e os defeitos a partir do que a doutrina espírita nos ensina. As virtudes que devemos alcançar e as chagas que devemos superar.

Virtudes e defeitos: virtudes que se afloram, defeitos que são vencidos. Modificação, evolução moral.

ð Pontos importantes: falar sobre as chagas da humanidade, sobre os pontos essenciais para alcançar a evolução moral (caridade, fraternidade, indulgencia, etc.), sobre a verdadeira atitude cristã: “o bom cristão é aquele que sabe que tem defeitos e luta para superar suas más tendências, todos os dias, em todos os momentos”.

2º momento: Pedir que eles citem exemplos de bons cristãos na Terra. Logo após, explicitar sobre a vida de Francisco de Assis.

Dinâmica- Retrato bem falado:

Será colocada a foto de um Bom Cristão (Francisco de Assis) coberto por vários pedaços de papel. Para cada grupo será feita 1 pergunta característica daquele Bom Cristão. Conforme o grupo for acertando as perguntas, será tirado um pedaço do papel e assim passaremos a vez para outro grupo... E faremos outra pergunta. E assim até que eles descubram quem é aquela pessoa. Serão feitas perguntas contando a vida de um bom cristão sem dar pista "diretamente" de quem seja.

Jesus
  • Onde nasceu José? R: Belém 
  • O que é estrebaria? R: é o local onde dormem os animais. 
  • Quem você conhece que nasceu numa estrebaria? R: Jesus 
  • Para que servia a manjedoura? R: era o recipiente onde era posta a comida que alimentava os animais. 
  • Qual o nome dos 3 reis magos? R: Gaspar, Baltazar e Belchior 
  • Qual a véspera do dia do nascimento de Jesus? R: 24 de dezembro 
  • O que guiou os 3 reis magos até Jesus? R: A estrela de Davi (que na verdade era um espírito de luz) 
  • O que Jesus ganhou de presente dos 3 reis magos? R: Ouro, mirra e incenso 
  • Onde nasceu Jesus? R: Belém 
  • Qual a profissão do pai de Jesus? R: carpinteiro 
  • O que é presépio? R: é a representação do nascimento de Jesus 
  • Quem fez o primeiro presépio? R: Francisco de Assis 
  • Como Jesus passava seus ensinamentos para o povo? R: através de parábolas 
  • Dê 3 exemplos de parábolas: 
  • Cite 3 apóstolos: 
  • Jesus escreveu a Bíblia? R: não 
  • Qual foi o maior ensinamento de Jesus? R: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. 
  • Quantos apóstolos conviveram com Jesus? R: 12 
  • Quantos anos Jesus tinha quando desencarnou? R: 33 anos 
  • Qual o nome do governante de Roma que autorizou a morte de Jesus? R: Poncio Pilatos 
  • Qual foi o último ensinamento de Jesus? R: que a vida não termina com a morte do corpo físico. 


Sobre Francisco de Assis.
1. Diga uma pessoa que, assim como Jesus, passou seus ensinamentos através de suas atitudes.

2. Que personalidade religiosa – que era de família rica – deixou todos os seus bens materiais para viver na extrema pobreza?

3. Francisco de Assis, como era de família rica, costumava pegar coisas de sua casa para doar às pessoas que precisavam. Seu pai não gostava que ele fizesse isso. Então, Francisco despediu-se de seu pai, no meio da rua, devolvendo a ele tudo o que tinha ganhado, ficando completamente sem roupa. Verdade ou mentira?

4. Certa vez, quando Francisco estava fazendo uma prece em uma pequena igreja na Itália, ele ouviu uma voz dizendo: “Francisco, não vê que minha casa está em ruínas, restaura-a para mim.” Sim ou não?

5. Com esse ensinamento Francisco entendeu que era para fazer obras nas igrejas – e fez várias reconstruções?

6. Depois, ele entendeu que, na verdade a “voz” queria dizer que Francisco deveria fazer os religiosos da época entenderem que os valores ensinados pelo mestre Jesus é que estavam sendo esquecidos. Por isso, Francisco deveria relembrá-los e fortalecê-los?

7. Francisco de Assis era padre? Era ligado a que religião?

8. Francisco de Assis tinha seguidores como Jesus?

9. Esses seguidores também eram de família rica?

10. Quem era a mulher que também resolveu seguir o estilo de vida de Francisco e foi líder das mulheres que desejavam juntar-se aos seus ideais?

11. Quem é o patrono da ecologia e da paz?

12. Francisco de Assis lutou em guerras?

13. Como Francisco de Assis considerava os outros elementos da natureza como o Sol, a Lua, os animais?



Entregar o texto

Francisco de Assis

Desde seu nascimento, Francisco de Assis ensinou, através de sua própria conduta de vida, como agir conforme as leis de Deus.

Demonstrou que nunca é tarde para arrepender-se das faltas cometidas durante a encarnação, erguer o ânimo e seguir o caminho do bem. Para isso, é necessário desvencilhar-se do egoísmo, orgulho, vaidade e avareza.

Renúncia, humildade, caridade, simplicidade e trabalho foram algumas das virtudes quotidianamente vivenciadas por ele.

Disciplina e fé eram constantes em sua vida.

Ensinou, ainda, que, mesmo próximo do fim da vida carnal, é possível fazer o bem. Restaurou, inclusive, o verdadeiro sentido do Natal, montando um lindo presépio.

E o amor? Ah! Era tão grande que abraçava toda a criação: o irmão Sol, a irmã Lua, a irmã chuva, os irmãos animais - estando os seres humanos aqui incluídos – e sua “esposa” a “Irmã pobreza”.

Apesar do espírito de renúncia e sacrifício que deveria existir na vida de seus filhos espirituais, Francisco pregava que um servo de Deus não podia manifestar tristeza, desânimo ou impaciência. Na alegria da vida, Francisco via a fortaleza da alma cristã, força que devia levar aos desamparados e todos àqueles que sofriam provações.

Por tudo isso, e por mais outras tantas atitudes somente dignas dos seres iluminados, é que muitas religiões admiram Francisco de Assis. Definitivamente, ele conseguiu realizar o desejo do Pai Celestial de reconstruir a igreja no sentido espiritual. Para conhecer um pouco da mensagem e da grandeza deste espírito de tão elevada moral, que foi um exemplo de como aplicar a Lei de Justiça, Amor e Caridade; leia, cante, sinta e reflita a Oração que ele nos deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário