30 junho, 2011

COMO MUDAR O MUNDO

COMO MUDAR O MUNDO

Quantas coisas ruins estão diante dos nossos olhos? Desonestidade, violência, intolerância, desrespeito, preconceitos e toda uma enorme lista que nos entristece. O jovem, na sua ansiedade natural, fruto conseqüente dos seus altos níveis de energia, coloca-se a disposição para combater todos esses males e, quem sabe, mudar o mundo.

Porém, lembrando a sabedoria popular que diz que “de boa vontade o inferno está cheio”, muitos põem os pés pelas mãos. Muitos acreditam que é pela via da violência que vamos conseguir a mudança planetária citada, inclusive, no Evangelho. É quando vemos jovens enfrentando autoridades policiais, atirando pedras e paus em pais de família que, antes de colocarem a farda, são os nossos próximos. Vemos jovens agredindo verbal e/ou fisicamente professores intolerantes, esquecendo-se que todo professor é gente e, como tal, possui defeitos. São jovens que colocam a brandura de lado, pouco caso fazendo às palavras de Cristo que orientou-nos oferecer a outra face.

Ao longo da trilha de demonstrações infelizes, muitos desistem da batalha por um mundo melhor, cansados dos enfrentamentos, optando pelo comodismo ou, até, pela corrupção, passando a jogar no time que, antes, combatia.

Querer mudar o mundo pela via da violência ou da intolerância é paradoxal, pois faz-se uso daquilo que, justamente, precisa ser erradicado para que o mundo evolua. O comodismo e a cólera são pontos extremos na linha de ações a seguir diante de tudo aquilo que não nos agrada. O meio termo é agir com bom senso. O diálogo e o uso dos trâmites legais são as melhores escolhas.

O jovem que segue os conselhos de Jesus atua de forma elevada, nunca igualando-se às vibrações deletérias. Esse jovem age com paciência e sabedoria.

André Luiz Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário