24 maio, 2011

Moisés

Tema: Moisés
Faixa etária: 11 a 12 anos

1º Momento: Slides sobre a vida e história de Moisés 

Alguém já ouviu falar em Bíblia? A Bíblia é uma palavra de origem grega e significa Livros. Bíblia é o volume que reúne a coleção dos livros que compõem a revelação divina. O que é uma revelação? O que fazemos com os filmes após tirarmos as fotos? 

E Moisés alguém já ouviu esse nome? Sabem que é? 

Há muito tempo atrás, muito tempo mesmo nasceu um garotinho, ele foi abandonado e encontrado em uma cesta pela filha do rei do Egito. Quando a princesa viu que era um menino israelita, pediu para uma mulher israelita amamentar e criar o garoto. Depois de grande a filha do rei o adotou e pôs nele o nome de Moisés. 

Moisés cresceu e já adulto (1550 a 1300 a.C), como profeta – alguém sabe o que profeta? (aquele que prediz o futuro por inspiração divina, vidente, porta- voz), escreveu o Velho Testamento (carta muito extensa), essa é dividida em duas partes distintas (diferentes), a Lei de Deus (parte divina - imutável e eterna) e a Lei Civil (parte humana – reformável e transitória). 

De suposta autoria do profeta Moisés, o Velho Testamento inicia com os cinco livros conhecidos como Pentateuco Mosaico. O aparecimento dessas obras é assinalado em torno de 1550 a 1300 a.C. , sendo que a história do povo hebreu com o patriarca Abraão, a que se refere a obra, data de 1700 a.C.. 

Alguns textos abordam o decálogo, ou dez mandamentos, orientações morais que constituem o aspecto divino de sua revelação, perfeitamente válidas até o dia de hoje. 

Os cinco livros atribuídos a Moisés são: 
Gênesis: Trata da origem da Criação, do mundo terreno e do homem. Através de uma narrativa simbólica, o autor narra simbolicamente as fases do surgimento do universo, da Terra e dos seres. 

Êxodo: Descreve os principais episódios da libertação do povo hebreu, após a escravidão de quatrocentos anos no Egito. 

Levítico: Contém as instruções destinadas à orientação dos cultos entre os seguidores de Moisés e Deus. 

Números: Relata parte da história da peregrinação dos hebreus no deserto em direção a Canaã, a terra prometida e traz informações sobre um censo realizado apurando as pessoas que fizeram a viagem depois da fuga do Egito. 

Deuteronômio: É um código de leis promulgadas por Moisés com a finalidade de reorganizar a vida social do povo. Neste livro, entre inúmeras outras leis incompatíveis com os povos de hoje, encontramos a proibição referente ao contato com os "mortos". Tal prática era comum entre os egípcios, realizadas de forma desrespeitosa e fútil. O legislador achou por bem proibir essas atividades. Mais tarde, porém, o próprio Moisés, autor dessa proibição, na condição de "morto", aparece e conversa com Jesus, no episódio da transfiguração, sobre o monte Tabor. 

A Lei Civil (disciplinar): Muda com o tempo e são diferentes em cada lugar, foram estabelecidas por Moisés, obrigado a manter pelo temor um povo naturalmente turbulento e indisciplinado. São adequadas à sua época e a sua gente. 

Para dar autoridade às suas leis, ele teve de lhes atribuir uma origem divina, como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. 

Moisés decretou a pena de morte contra os delinqüentes, por exemplo, precisava de meios vigorosos para governar um povo indisciplinado. Não existiam prisões, nem casas de correção no deserto e seu povo não era de natureza a temer penas puramente disciplinares. 

A Lei Mosaica é composta por um código de leis formado por 613 disposições, ordens e proibições. Em hebraico a Lei é chamada de Torá, que pode significar Lei como também instrução ou doutrina. O conteúdo da Torá são os cinco livros de Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento como um todo. 

Segundo todos os teólogos hebreus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una , Eterna e Imutável. Constitui-se na expressão perfeita e inváriável da vontade de Deus. Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá. 

Os Dez Mandamentos escritos em hebraico possuem 613 letras . Cada letra simboliza uma das 613 mitzov ( mandamentos) que compõe a Lei de Deus em sua plenitude. A Lei de Deus é invariável e Eterna devido a sua origem Divina. A Lei é para todos os tempos e se constitui no elemento através do qual Deus governa o povo de Israel servindo como elemento distintivo entre os hebreus e outros povos (gentios). Todas essas Leis expressam a vontade de Deus, através das quais um grupo de sacerdotes exerce o governo do povo (Teocracia). Em um estado teocrático os poderes Temporal e Espiritual encontram-se unidos, não havendo distinção entre Lei civil, moral e/ou religiosa. Todas elas são objeto da classe sacerdotal que conduz e regula a vida do povo através dos Mandamentos outorgados por Deus. 

Segundo alguns críticos, as leis da Torá foram estabelecidas por Moisés ,o qual, visando iniciar o processo civilizador da nação israelita, criou leis severas e rígidas com o objetivo de disciplinar e manter pelo temor um povo turbulento e indisciplinado. Para dar autoridade às suas leis, ele deveu atribuir-lhes origem divina, assim como o fizeram todos os legisladores de povos primitivos; a autoridade do homem deveria se apoiar sobre a autoridade de Deus; mas só a idéia de um Deus terrível poderia impressionar homens ignorantes, nos quais o senso moral e o sentimento de uma delicada justiça eram ainda pouco desenvolvidos. Assim sendo, conforme o ponto de vista crítico , as leis mosaicas, tinham, apenas um caráter essencialmente transitório e local, embora possuam algumas características universais. 


2º Momento: Cruzadinha 

As perguntas serão relacionadas às imagens expostas em sala sobre o tema e a brincadeira auxiliará a criança a memorar possíveis palavras novas vistas durante a aula. 

Perguntas: 
1) Moisés estabeleceu algumas leis que se fez obrigado na época para manter a disciplina pelo _ _ _ _ _ e 
não pelo amor. (temor) 

2) A Bíblia é um conjunto de _ _ _ _ _ _. (livros) 

3) O que significa a palavra Honrar do 4 mandamento? (Respeitar) 

4) Das 2 leis que Moisés escreveu no Velho Testamento, qual delas seguimos até os dias de hoje, pois é invariável, não muda? È a lei de _ _ _ _. (Deus) 

5) Onde Moisés nasceu? (Egito) 

6) A mãe de Moisés era uma mulher? (Israelita) 






M












O












I












S












E












S









Nenhum comentário:

Postar um comentário