19 maio, 2011

Família

Tema: Família

Objetivo: Conscientizar os jovens que eles são uma peça fundamental para a harmonia da família

Faixa etária: Mocidade

Material necessário: Cartolina, frases recortadas (abaixo) e cola.

.....................................

DESENVOLVIMENTO:

Os jovens deverão fazer a correlação das doze frases:

I - comportamento invisível (parece que não está lá)

P - comportamento participativo (participa ativamente de tudo)

V - comportamento de visitante (é indiferente a tudo o que acontece em casa).


1º Momento:
Após explicar a atividade. Colar na cartolina uma frase de cada vez, em seguida os jovens irão dizer o tipo de comportamento contido na frase. É claro que as compreensões colocadas aqui podem não ser as mesmas que a dos jovens, sendo uma excelente oportunidade para o debate (ex.: o educador coloca que a frase 1 é do comportamento invisível, mas o jovem acha que é visitante. Então, é uma ótima oportunidade de se falar sobre isso).

2º Momento:
Por último, deverão em grupo de 3 identificar, em que situações o amor à família está sendo praticado (pode ser a CARIDADE ), escolher duas situações, e criar uma forma de exercê-la.

3º Momento:
Apresentação para o grupo maior.


FRASES:

1. Normalmente, eu chego em casa passo direto pro meu quarto e só saio dele se for para comer ou para sair de novo!

2. Faço questão de saber como andam as coisas lá em casa!

3. Participo de tantas atividades, que saio de casa ás 6:30h e só volto ás 22:00h. Aí, já é hora de dormir! E no outro dia, começar tudo de novo!

4. Gosto de sentar com minha mãe e conversar sobre tudo. Até besteiras!!!

5. Se eu pudesse... Eu sumia para ninguém me ver!!! Que saco essa vida!!!

6. Muitas vezes, acho que meus pais não me conhecem!!! Tratam-me de forma estranha!

7. Ajudo nas tarefas de casa!!! Adoro consertar algo quebrado!!!

8. Sou meio chato, ás vezes, cobro se meus irmãos estão estudando mesmo!!! Afinal, quero que eles se dêem bem na vida!

9. Minha irmã engravidou do namorado. Eu não quero nem estar perto na hora da confusão!!!

10. Esse negócio de família é complicado. É melhor não ter, ou será o contrário?! Estou confuso!

11. Nossas virtudes são diferentes... Nossos defeitos também... Isso não me importa!!! Quero é viver a minha vida e cada um que viva a sua!!!

12. Faço parte de uma família de 08 pessoas. Sinto-me um ET... São tão diferentes!!! Ainda bem que tenho a casa dos amigos, lá sim, me sinto bem!


Respostas:

1. Comportamento invisível
2. Comportamento participativo
3. Comportamento invisível
4. Comportamento participativo
5. Comportamento invisível
6. Comportamento visitante
7. Comportamento participativo
8. Comportamento participativo
9. Comportamento visitante
10. Comportamento invisível
11. Comportamento visitante
12. Comportamento visitante

Nenhum comentário:

Postar um comentário