24 maio, 2011

Allan Kardec

Tema: Allan Kardec
Objetivo: Faixa etária: Material necessário: .....................................

1º Momento: Circuito 

Os jovens passarão por vários pontos da sala de aula com pequenas atividades que, se forem todas executadas, contarão a vida de Kardec. Em cada local, haverá uma tarefa a ser cumprida e tudo isso ao som da música “missão impossível”. 

1º) quiz de kardec: perguntas sobre a vida de kardec, onde este integrante do grupo só poderá sair após acertar todas as perguntas (serão de múltipla escolha). Acabando de responder, volta ao grupo e outro integrante segue para o próximo ponto do circuito;

2º) Magnetismo: com um imã, este integrante terá que grudar todos os clips espalhados num certo ponto da sala e colocá-los num outro ponto. Só assim poderá retornar ao grupo para dar prosseguimento ao circuito. ( esta etapa será para representar a fase em que Kardec interessou-se pelo magnetismo, ressaltando a importância deste fato para pesquisas futuras);

3º) Casamento: em outro ponto da sala estará pendurado um vestido, tipo noiva e sapatos femininos, para representação da Amelie, esposa de Kardec, também será ressaltado a importância que esta companheira teve na vida de Kardec, que o acompanhou e incentivou em todos momentos importantes de sua vida. Após caracterização, este integrante voltará ao grupo se mantendo com a roupa, pois talvez tenha que cumprir alguma prova e estando com a roupa ficará mais difícil e demorado; 

4º) Mesas girantes: Nesta etapa o integrante terá que montar uma mesa, ou melhor, levantar uma daquelas de armar e montar o quebra cabeça das mesas girantes, colando num papel ofício ou até mesmo num pedaço de cartolina, pintando as mesas, só para dificultar.( esta parte será um complemento da aula passada e representará o início dos estudos feitos por Kardec sobre o Espiritismo);

5º) O Pentateuco: Nesta etapa os livros que formam o Pentateuco estarão espalhados e um integrante terá que arrumá-los, colocando-os em ordem de publicação. ( Já estaremos dando uma entrada no tema da aula seguinte com esta parte da prova);

6º) Nome de Kardec: nesta etapa o participante terá que procurar num coração o nome que Rivail utilizou para assinar como codificador da doutrina espírita. ( teremos muitos corações espalhados em várias caixas, pela parede, chão, e tudo mais que pudermos fazer para dificultar o achado, e que alguns corações terá o nome de JESUS, CHICO XAVIER, entre outros e KARDEC. Também ressaltaremos que este nome escolhido é do próprio Rivail em uma das encarnações anteriores...)

7º) Escritório: nesta etapa eles terão que arrumar uma pilha de revistas e papéis espalhados para representar o momento do desencarne de Kardec, que se deu em seu escritório, quando arrumava seus papéis e documentos. ( falaremos sobre este detalhe da vida de Kardec, ressaltando que este momento acontece com todos, sem previsão prévia); 

Na parte do escritório, onde Kardec desencarna, quis dizer sem aviso prévio e não o que escrevi, e nesta mesma etapa, enquanto arrumam acham um papel escrito VOCÊ DESENCARNOU!!!, só então passam para a próxima etapa.

8º) Retorno à pátria espiritual: Nesta etapa eles terão que colar num cartaz várias pessoas comuns, representando uma multidão de espíritos que veio saudar o Codificador que retornava à vida espiritual. Pessoas que foram consoladas e socorridas por Kardec enquanto encarnado, com
suas obras principalmente acalentou e acalenta até hoje, mesmo depois de desencarnar, instruindo e edificando o coração de todos.

Após todo este circuito, o último integrante volta ao grupo encerrando o cronômetro. Conversamos brevemente com eles para arrumação da sala para o próximo.

2º Momento. Resgate
Conversar com os jovens o que eles aprenderam sobre Kardec.


Nenhum comentário:

Postar um comentário